top of page

O lançamento ocorrerá após a palestra do Profº Drº Luiz Carlos Villalta no dia 21/11

LOCAL: Mezanino do DHIS

O Brasil e a crise do Antigo Regime português (1788-1822)

Autor: Profº Dr. Luiz Carlos Villalta (UFMG)

Às vésperas da vinda da família real, nada indicava que em poucos anos os laços que uniam Portugal e América seriam desfeitos. Se, por um lado, os sinais de esgotamento não eram evidentes e tampouco unívocos, por outro, na virada do século XVIII para o XIX, a crítica à autoridade parecia se alastrar como praga em diferentes esferas da vida social. A partir de sólida pesquisa arquivística, erudição e poder de síntese, O Brasil e a crise do Antigo Regime português (1788-1822) traz análises dos processos que envolveram a intrincada e muitas vezes imprevisível conjuntura que antecedeu a Independência do Brasil.

Atlas Histórico da América Lusa

Autores: Tiago Luís Gil, Leonardo Barleta, Lana Sato de Moraes, Manoel Domingos Farias Rendeiro Neto, David da Silva Carvalho, Carlos Antonio Pereira de Carvalho, João Pedro Galvão Ramalho, Nayara Rocha, Joana Maia Carbonesi, Laila Pereira do Nascimento, Felipe Ponce de León Xavier, Carlos Henrique Reis, Vinicius Maluly, Geovanne Soares da Silva e Durval de Souza Filho.

Conjunto de mapas históricos do período colonial brasileiro, com dados sobre economia, política, sociedade, religiosidade e muitos outros assuntos.

Vivendo entre cafres: a trajetória do Conde de Assumar e o Império ultramarino português

Autores: Profº Dr. Marcos Aurélio Pereira 

O Conde de Assumar é, sem dúvida, uma das personagens mais fascinantes da história luso-brasileira no século XVIII... Como governador da capitania de Minas Gerais, suas ações precipitaram a Revolta de Vila Rica, movimento que deflagrou uma das crises mais graves das primeiras décadas de existência daquela região, e cuja repressão violenta culminou na execução de Felipe dos Santos. Como vice-rei da Índia, sua atuação controvertida rendeu-lhe adversários de peso, graças aos quais amargou o ostracismo em sua volta à corte. Homem ultramarino, na plena acepção dada por Luiz Felipe de Alencastro, ele cruzou o Atlântico e o Índico em busca de fama e fortuna, mas acabou por morrer sozinho e pobre, nos arredores de Lisboa. Por tudo isso, já era mais que hora de vir à luz um estudo de fôlego sobre a trajetória desse governante. Inovador, o livro propõe uma tese original, a de que o Conde de Assumar viveu um período de transição das concepções e práticas políticas de seu tempo. Assiste-se então à substituição da razão de Estado, daquela formulada no bojo da Restauração, herdeira da Escolástica, por uma nova racionalidade, caracterizada pelo pragmatismo e empirismo. Tratava-se da emergência de uma nova forma de governar, com vistas a consolidar a autoridade do poder metropolitano nas conquistas ultramarinas. Assumar estaria então a cavaleiro dessas duas concepções, implementando em Minas e na Índia, uma série de reformas que visavam reforçar a soberania da Coroa portuguesa, além de se pautar por noções de governo mais modernas, suscitando, por isso, fortes críticas. 

Tempos de civilização e outros tempos

Autores: Diva do Couto Gontijo Muniz; Ernesto Cerveria de Sena; Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro

Obra que desafia os binarismos como a civilização e a barbárie, essa coletânea demonstra as possibilidades de narrar a história plural. Enquanto narram a história, situam-se na própria história.

O verbo mais-que-perfeito: uma análise alegórica da cultura histórica carmelita na Paraíba colonial

Autor: André Cabral Honor

Percorrendo a estrada de tijolos amarelos da História, o autor busca compreender a cultura carmelita na América Portuguesa tomando como fio condutor as imagens da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Cidade da Paraíba. Uma jornada iconográfica onde se cruzam contexto local, arte barroca e cultura imagética na busca pelos caminhos percorridos pela Ordem Carmelita Calçada na Cidade da Paraíba: da chegada de seus primeiros frades à América Portuguesa e fundação do Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo na Cidade da Paraíba, até o término das obras do templo em 1777.
Imersas na imagética barroca, eminentemente hagiográfica e alegórica, as imagens analisadas mostram de que maneira o contexto local transformava as representações de santos e mártires a fim de servirem como ferramentas de persuasão. Assim, este produto se propõe ir além da análise pontual da iconografia de um templo: ele almeja compreender a transposição da cultura histórica carmelita para a América Portuguesa através de uma viagem às origens dessa ordem.

Usos dos livros no mundo luso brasileiro sobre as luzes: reformas, censuras e contestações.

Autor: Luiz Carlos Villalta

Nos últimos anos, vários escritos vieram à luz sobre a história do livro e da censura no mundo luso-brasileiro entre finais do século XVIII e inícios do XIX. Pouco, porém, se conhece ainda a respeito dos mecanismos de funcionamento da censura e das práticas de leitura que possibilitam repensar as sociabilidades culturais e as tensões que se estabelecem entre o poder do livro sobre o leitor e a liberdade deste último na ressignificação dos textos. Por meio de sua curiosidade insaciável, o livro de Luiz Carlos Villalta vem preencher essa lacuna. Com trama convincente e pesquisa pormenorizada, este estudo instigante analisa os usos atribuídos aos livros pelos leitores e as práticas de censura que incidiram acerca da circulação, da posse e da leitura de obras no mundo luso-brasileiro, durante a crise do Antigo Regime. Luiz Carlos apresenta, assim, conclusões inovadoras sobre esse fascinante processo do mundo do livro e da leitura, em texto escrito com clareza, dando imenso prazer ao leitor, que poderá, por sua vez, recorrer à sua própria inventividade para elaborar outras interpretações. Afinal, como lembrava Borges, cabe aos leitores enriquecerem o livro.

Catálogo de azulejaria da Igreja do Carmo João Pessoa - Paraíba.

Autor: André Cabral Honor

Um dos mais ricos acervos artísticos do Brasil, o conjunto azulejar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa/PB data do século XVIII, trazido diretamente de Portugal. Além de fotos em alta definição dos painéis da nave principal da Igreja, acompanhadas pela descrição e análise dos episódios históricos e cristãos registrados nas peças cerâmicas, o livro também traz curiosidades e um breve histórico do contexto de construção do templo.

bottom of page